25 de setembro de 2009

Vontades

Vontade dá … e NÃO passa!
Cabeça vazia às vezes tem oficina que preste. Já me explico. Estava cá com os meus botões pensando nessa coisa que dizem por aí que vontade dá e passa. Bem, depende de qual vontade se esteja falando. Vontades superficiais e, em sua maioria, materiais, passam mesmo. Isto porque estão relacionadas à algo perecível e o que o tempo apaga não tem valor assim tão fidedigno a ponto que não se viva sem (não estou dizendo que exista amor embaixo da ponte!).
A vontade a qual eu me refiro é inerente à natureza humana. Faz a gente se coçar, perder o sono, a paz e (por Deus!) as estribeiras. Por exemplo a vontade do conhecimento. Não importa a cultura, o lugar, o espaço ou o tempo. O ser humano é bicho curioso, quer saber o porquê, entender como e para qual fim. Conhecimento nunca é demais, ninguém te rouba e é o seu maior aliado. Você pode querer conhecer o que quiser, um lugar, uma praia, uma montanha, pessoas, idiomas, uma cidade, um estado, um país … conhecer o mundo e a si próprio. E vem cá, então, eu te pergunto: essa vontade passa? E o que acontece? Vive-se em estado vegetal? Creio que não.
Também a vontade do outro. Até hoje e aonde eu sei, ninguém consegue viver sozinho. Duvida? Pois então tente fazer o teste de isolamento, mas cuidado com suicídio e coisas do gênero, não quero ser culpada de nada. É que a gente precisa do outro … se Sartre dizia que “o inferno são os outros”, pois eu me arrisco a dizer que, neste caso, céu e inferno cabem no clichê da mesma moeda. Ah, pode ser qualquer um, um amigo distante, um irmão viajante ou até mesmo aquele vizinho irritante! A vontade do abraço do pai e do colo da mãe, do conselho do vô e do carinho da vó … e, claro, a vontade daquele alguém em que você está pensando agora. Acha que essa vontade passa? E aí, vai viver então numa bolha impermeável de amor-próprio? Vai vendo…
Bem, estes são apenas dois singelos exemplos dentre os inúmeros que eu poderia, aqui, citar, mas me dê licença agora que eu vou tratar de cuidar das minhas vontades e creio que você deveria fazer o mesmo.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Pitacoteando - pequenos pitacos de grandes ócios - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Browser | Template original Dicas Blogger | Topo